Patromónio Imaterial

São João – Fogo

Partilhar
Share on email
Share on facebook

São João – Fogo

Na ilha do Fogo, a bandeira de São João é a segunda mais festejada na Cidade de São Filipe, depois de Nhu Sanfilipe. Os preparativos da festa têm início a uma semana do dia de S. João com o pilão para a preparação do milho para o almoço dos cavaleiros e convidados. 

Além da deslocação à praia de Fonte Vila, que funciona como reportório para o ano agrícola, na véspera de São João realiza-se a fogueira ou luminária, onde as pessoas dirigem-se para pagar ou fazer promessas e outros tipos de “tirar sorte”, usando ovos, sal, entre outros. 

A noite de antevéspera de S. João é dedicada a “canisade”, um aspecto cultural genuinamente foguense. A noite de “canisade” acontece depois do revestimento e embelezamento (vestir) do mastro e do jantar que é oferecido pelos festeiros. 

Os “canisades” – figuras cómicas, mascaradas e disfarçadas, começam a dança ainda na casa dos festeiros e depois pelas ruas da cidade de São Filipe em direção à Igreja Matriz e à praia de Fonte Vila, onde o mastro é molhado em três ondas. A festa prossegue na praia de onde os canisades regressam na manhã de sábado à casa dos festeiros. 

Galeria de Imagens

São João nas Ilhas de Cabo Verde

São João – Fogo

Na ilha do Fogo, a bandeira de São João é a segunda mais festejada na Cidade de São Filipe, depois de Nhu Sanfilipe. Os preparativos da festa têm início a uma…

Saber Mais

São João -Brava

O Património Cultural Imaterial (PCI) é um conceito relativamente novo no quotidiano do cabo-verdiano. À luz das Convenção da UNESCO para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, PCI agrega o conjunto…

Saber Mais

Outros Patrimónios

Funaná

O Instituto do Património Cultural no quadro da sua missão, visão e valores tem promovido, divulgado

Saber Mais

Olaria Tradicional

A Olaria tradicional é um projeto que visa analisar, de forma científica, o papel da Olaria, enquanto Património Cultural Imaterial (PCI)

Saber Mais

Tabanca

As festividades da tabanca se iniciam com um conjunto de preparativos que culminam com as atividades no dia do santo patrono do grupo. Na cidade da Praia, os…

Saber Mais

Língua Cabo-verdiana

Conhecida como uma das primeiras línguas surgidas em contexto de contacto linguístico no período dos descobrimentos, a língua cabo-verdiana, designação técnica correta ou crioulo / kriolu como…

Saber Mais