Museus

Casa Museu Eugénio Tavares e Centro de Estudos da Morna

Horário

Terça a Sexta-Feira: das 9:00 às 17:00; Sábado das 9:00 às 13:00

Bilheteira

100$00 para nacionais e 200$00 para estrangeiros | Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

Telefone: (+238) 2623385/ 2358437 | E-mail: nospatrimonio@gmail.com

Localização

Nova Sintra, Ilha Brava

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Ana Samira Silva

Coordenação técnica

Adilson Dias

Partilhar

Share on email
Share on facebook

Casa Museu Eugénio Tavares e Centro de Estudos da Morna

A Casa Museu Eugénio Tavares e Centro de Estudos da Morna é um museu de personalidade, voltado para as temáticas ligadas a figura de Eugénio Tavares, a sua formação pessoal, profissional e inteletual, a relação com a ilha Brava e o seu contributo para o enriquecimento intelectual e cultural de Cabo Verde. Igualmente, o espaço é dedicado aos estudos da temática da morna enquanto género musical cabo-verdiano e Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A coleção da Casa Museu Eugénio Tavares é de temática histórica, etnográfica e antropológica, dos séculos XIX e XX, sendo que a exposição apresentada é de longa duração, fruto do trabalho de investigação que procurou trazer ao conhecimento público os aspetos marcantes da vida e obra de Eugénio Tavares, tendo como palco a ilha Brava, assim como os demais contributos que este deu para a afirmação da cultura cabo-verdiana, nomeadamente na promoção do Crioula enquanto língua materna.

A Casa Museu Eugénio Tavares e Centro de Estudos da Morna, por se encontrar instalada numa ilha e numa comunidade bastante apegada o legado que o poeta deixou, assume o papel importante de diálogo e respeito pela diversidade da cultura bravense, numa perspetiva de educação, sensibilização e inclusão de todas as camadas sociais da ilha no seu processo de dinamização e desenvolvimento sustentável.

Um museu desta dimensão, cujo acervo e narrativa expositiva estão voltados para retratar o ambiente que viveu, sua influencia na produção intelectual e na forma de ser e estar de uma pessoa, a mensagem principal é da importância de salvaguarda da memória histórica de Eugénio Tavares e dos aspetos sócio antropológicos da ilha Brava, tendo em vista a sua transmissão para as novas gerações e seu usufruto para o lazer e desenvolvimento do território.

Para além da internacionalização do género musical “rainha di nos terra”, a classificação enaltece o trabalho de todos que tocam, cantam e compõem a morna, e que contribuíram para que hoje seja Património Cultural Imaterial.

Galeria de Imagens

Localização

Outros Museus

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através

Saber Mais

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Sal

A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica e cultural da ilha do Sal. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre…

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais